domingo, 18 de julho de 2010

Resenha
Pro dia nascer feliz



Elane Carvalho



JARDIM, João. Pro dia nascer feliz documentário produção TANBELINI Filme, São Paulo, ano 2006.


João Jardim nasceu em 1964, no Rio de Janeiro. Formou-se em Jornalismo pela Faculdade da Cidade e estudou Cinema na Universidade de Nova Iorque. Seu primeiro longa-metragem foi Janela da alma (2002) ele atingiu o quarto maior público para um documentário desde a década de 90, ganhou prêmio do público e do júri na mostra Internacional de cinema de São Paulo. Em 2005 apresentou o longa Pro dia nascer feliz que ganhou o prêmio especial do júri no 10° Cine-PE e foi selecionado pro festival de Gramado 2006.
O documentário Pro dia nascer feliz faz uma análise de diferentes instituições escolares, localizadas em espaços territoriais com realidades sócio-cultural distintas. São alunos de Pernambuco que convivem em uma escola mal estruturada, falta transporte para os que moram na zona rural, professores despreparados e o descaso dos mesmos. Na periferia do Rio de Janeiro, professores desmotivados falam da falta de compromisso dos alunos que muita das vezes estão envolvidos com o tráfico. Nesse espaço pode-se observar que o método de ensino utilizado por alguns docentes, não favorece o aprendizado do discente, falta interdisciplinaridade e a mediação se dá de forma equivocada. Também foram ouvidos alunos e professores de uma periferia de São Paulo que apesar de todos os problemas essa escola está conseguindo superar suas dificuldades e serve de modelo para a comunidade. Assim como nas outras escolas alunos e professores enfatizam sobre as dificuldades enfrentadas dentro do meio educacional revelando suas angustias e projetos para uma melhoria da educação.
Há ainda uma outra realidade que é um colégio nobre de São Paulo, assim como os outros seus alunos se deparam com conflitos internos, e em muitos dos casos são tratados com desprezo pela família e pela própria instituição de ensino, os professores ainda insistem em ignorar as condições sócio-econômica e cultural dos discentes permanecendo com a mesma postura de décadas atrás.
O vídeo aponta a evasão, a desmotivação dos professores como problemas que precisam ser superados por ações planejadas e competência técnico científica. O rigor científico e o exercício de princípios democráticos podem tornar a escola um espaço de superação, de conquista e interação.
Pelas informações nele contidas, esse documentário serve de alerta para que professores possam refletir sobre sua pratica pedagógica e para que as autoridades do país vejam quão grande é o descaso com a educação. A precariedade é tamanha ao ponto de algumas localidades não existirem livros e muito menos qualquer tipo de equipamento de apoio. Até giz canetas pilotos e água faltam.