domingo, 18 de julho de 2010

Resenha
Pro dia nascer feliz



Elane Carvalho



JARDIM, João. Pro dia nascer feliz documentário produção TANBELINI Filme, São Paulo, ano 2006.


João Jardim nasceu em 1964, no Rio de Janeiro. Formou-se em Jornalismo pela Faculdade da Cidade e estudou Cinema na Universidade de Nova Iorque. Seu primeiro longa-metragem foi Janela da alma (2002) ele atingiu o quarto maior público para um documentário desde a década de 90, ganhou prêmio do público e do júri na mostra Internacional de cinema de São Paulo. Em 2005 apresentou o longa Pro dia nascer feliz que ganhou o prêmio especial do júri no 10° Cine-PE e foi selecionado pro festival de Gramado 2006.
O documentário Pro dia nascer feliz faz uma análise de diferentes instituições escolares, localizadas em espaços territoriais com realidades sócio-cultural distintas. São alunos de Pernambuco que convivem em uma escola mal estruturada, falta transporte para os que moram na zona rural, professores despreparados e o descaso dos mesmos. Na periferia do Rio de Janeiro, professores desmotivados falam da falta de compromisso dos alunos que muita das vezes estão envolvidos com o tráfico. Nesse espaço pode-se observar que o método de ensino utilizado por alguns docentes, não favorece o aprendizado do discente, falta interdisciplinaridade e a mediação se dá de forma equivocada. Também foram ouvidos alunos e professores de uma periferia de São Paulo que apesar de todos os problemas essa escola está conseguindo superar suas dificuldades e serve de modelo para a comunidade. Assim como nas outras escolas alunos e professores enfatizam sobre as dificuldades enfrentadas dentro do meio educacional revelando suas angustias e projetos para uma melhoria da educação.
Há ainda uma outra realidade que é um colégio nobre de São Paulo, assim como os outros seus alunos se deparam com conflitos internos, e em muitos dos casos são tratados com desprezo pela família e pela própria instituição de ensino, os professores ainda insistem em ignorar as condições sócio-econômica e cultural dos discentes permanecendo com a mesma postura de décadas atrás.
O vídeo aponta a evasão, a desmotivação dos professores como problemas que precisam ser superados por ações planejadas e competência técnico científica. O rigor científico e o exercício de princípios democráticos podem tornar a escola um espaço de superação, de conquista e interação.
Pelas informações nele contidas, esse documentário serve de alerta para que professores possam refletir sobre sua pratica pedagógica e para que as autoridades do país vejam quão grande é o descaso com a educação. A precariedade é tamanha ao ponto de algumas localidades não existirem livros e muito menos qualquer tipo de equipamento de apoio. Até giz canetas pilotos e água faltam.

8 comentários:

  1. Este filme é realmente muito legal.Relata a realidade vivida pelas escolas brasileiras.É um suporte muito rico pra ser trabalhado em sala de aula.

    ResponderExcluir
  2. Interessante observar os diferentes processos sociais que envolvem a educação no Brasil, as várias faces e o aspecto discrepante que se desvela sob a condição da desigualdade social e se refletem na condição educação e seus várias universos.

    ResponderExcluir
  3. Interessante esse documentario, pois trata de diferentes espaços escolares apontando todads as suas diferenças, muito bom para ser utilizado não só em sala de aula como a colega claudia propôs mas tambem com os professores,diretores e coordenadores da escola! Aparece no meu blog tem materias legais!

    ResponderExcluir
  4. "PRO DIA NASCER FELIZ" É UM DUCUMENTARIO QUE RETRATA MUITO BEM A SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL,MARCADO POR REALIDADES BEM OPOSTAS.DE UM LADO ESCOLAS BEM ESTRUTURADA E ALUNOS MOTIVADOS DO OUTRO ESCOLAS SEM NENHUMA ESTRUTURA E ALUNOS DESMOTIVADOS. O QUE ELAS TEM EM COMUM SAO JOVENS EM CONFLITOS ........

    ResponderExcluir
  5. ESTE FILME MOSTROU UMA REALIDADE QUE TODOS CONHECEM OU ENTÃO PREFEREM IGNORAR, AS ESCOLAS TEM DEFICIÊNCIAS DE TODAS AS MANEIRAS, PORÉM AINDA EXISTE ALUNOS INTERESSADOS. QUANTO O DESNIVEL ENTRE ESCOLAS DE PERNAMBUCO PUBLICA X SÃO PAULO PARTICULAR É BRINCADEIRA

    ResponderExcluir
  6. Podemos comparar o filme com o francês "Entre os Muros da Escola" e verificar que os problemas são encontrados fora do Brasil também. Para mim, a educação precisa de uma mudança global em seus métodos. Ótima a sua postagem.

    ResponderExcluir
  7. Esse filme retrata a realidade das escolas no Brasil, fazendo um paralelo entre as escolas públicas e particulares mostrando as diferenças na estruturas e o que elas mais tem em comum, é o conflito entre os jovens.

    ResponderExcluir
  8. O sistema educacional do país esta com graves prloblemas e esse documentário, retrata muito bem essa realidade.

    ResponderExcluir